Friday, August 21, 2009

Ainda as fotos oficiais

Conforme havia dito no post anterior, hoje recebi as fotos oficiais e mais uns quatro slides (com musicas maravilhosas, diga-se passagem) que a fotografa teve o super carinho de fazer para nos.
Eu sabia que seriam muitas e muitas fotos, mas nossa...nao imaginava que seriam tantas, hehe. E ficaram otimas!
Eu tinha receio de que nao ficassem muito boas...nao pela capacidade da fotografa, claro, mas por uma certa "norma" aqui na Diocese de Madison, que proibe os fotografos e os profissionais do video de ficarem zanzando na igreja, de sequer colocarem o pe no altar ou de usarem flashes e tampouco luzes (aquelas luzes que ficam na cara dos noivos e dos convidados na hora da cerimonia). Quando escutei isso...pensei: "ih....agora complicou. Como eh que o povo no Brasil vai conseguir ter nocao da cerimonia desse jeito?" Pois eh...mas foi a partir do momento em que eu estava la no altar como noiva, na celebracao do sacramento do nosso matrimonio...foi ai que entendi: a Diocese aqui esta realmente certa.
Foi impressionante. A fotografae o videografo passaram praticamente desapercebidos. Pareciam camuflados, sei la! Eles foram de uma delicadeza nesse sentido...eu nao poderia esperar melhor. O Schawn do video entao...nossa...nao deu nem para saber que ele existiu tamanha a sua discricao. E foi gracas a essa discricao toda, nenhuma luz de flash na minha cara nem na cara de ninguem, nenhum barulhinho de camera...nada, que nao so eu como noiva, mas todos ali presentes puderam de fato vivenciar o verdadeiro sacramento do matrimonio e a missa. Serio...foi concentracao total, silencio absoluto, todos totalmente focados. Em nenhum momento durante a cerimonia esses profissionais sequer chegaram perto de nos, nos distraindo ou algo do genero, o que de fato tornou aquele momento ali, unico em nossas vidas. Foi realmente muito, muito significativo mesmo.
E olha que nem o fotografo nem o videografo eram catolicos fervorosos para entender a importancia do sacramento ali nao! A fotografa era judia e o videografo...esse era todo alternativo, hehe. Mas o que quero dizer eh que foi tudo uma questao de respeito e profissionalismo mesmo.
Tantas vezes vi fotografos e videografos zanzando pelo altar e pelos corredores transformando o casamento num verdadeiro evento hollywoodiano, o que, se nao atrapalhava os noivos, atapalhava os convidados a se concentrarem. Algumas vezes eu, como convidada, nao conseguia sequer ver a noiva direito, com tanta gente pra la e pra durante o cerimonia. E nossa, agora como noiva percebo...aquele momento passa tao rapido e simplesmente nao volta. E eh um momento de tantas gracas. Essa historia de que a nova fica meio em alfa enquanto esta la no altar eh pura viagem (ok,ok...pelo menos no meu caso. Eu pude manter os meus pezinhos bem no chao durante toda a cerimonia). Enquanto eu estava la, confiando nas gracas que receberia no sacramento do matrimonio lembrei sim dos meus familiares e de muitos dos meus amigos e rezei por eles sim. E da tempo para tudo isso? Bem..no meu caso deu e sou muito grata por isso.
E conforme eu dizia, esse momento nao volta e nao vao ser as fotos ou o video que vao fazer a gente reviver aquele momento de tantas gracas. Eles vao ser recursos que ajudarao a manter a lembranca do quanto foi especial aquele dia, mas nao tem o poder de fazer revivermos o momento (infelizmente... porque bem que eu gostaria..ai, ai...).
Mas enfim, hoje recebi o album, CD com as fotos e tal. Queria ver afinal qual o resultado do trabalho da fotografa, ne? Ela trabalhou sozinha, sem poder sequer chegar perto do altar e nem ficar zanzando nos corredores...Ora, eu entenderia se nao tivesse ficado la muito bom, ne? E para minha surpresa...ela conseguiu, ali dos cantinhos da igreja, captar os momentos com muita sensibilidade e mais uma vez, respeito ao sacramento.
Conversei com a Vivi, minha amiga da epoca do CEFET, e falei dessa norma aqui a diocese de Madison. Ela falou que muitas igrejas ja estao adotando normas como essa no Rio. Eu diria ate que eh triste que essas normas sejam adotadas tanto aqui quanto em qualquer lugar porque deveria ser algo que partisse dos profissionais, e principalmente dos noivos. Ora, estes ultimos deliberadamente se propuseram a estar ali! Eu entendo que a maioria dos noivos nao se toca muito nisso nao. So querem ver o trabalho final, ou seja, os videos e as fotos, muitas vezes como se fosse um envento no estilo "Caras". Eu mesma, antes de estar ali como noiva, nao tinha uma nocao profunda da importancia da discricao desses profissionais durante o casamento nao. No fim das contas eu tive foi sorte mesmo, ja que eu nem escolhi os profissonais por esse motivo, mas se eu pudesse recomendar uma coisa para futuras noivas e amigas de noivas, eh que prestassem atencao nesses detalhes tambem, porque na hora da cerimonia eles fazem sim, toda a diferenca, para os convidados e principalmente para os noivos.

No comments:

Post a Comment