Friday, October 16, 2009

Minha mais nova paixao


Gente...estou completamente apaixonada.....pela biblioteca aqui da esquina. Eu ja havia mencionado a biblioteca aqui no blog, mas so ontem consegui finalmente me entender com ela (inclusive com o sistema de tutores que havia comentado). Foi paixao a primeira vista: quando o Marc me trouxe para ver a casa no inverno passado ja estava escuro e nevava muito. A casa em si nem me chamou tanta atencao, mas o fato de ter a biblioteca na esquina foi o fator determinante (ok, ok...e o parque a uma quadra, mais a piscina publica, lagos e por ai vai. Eu adoro a localizacao daqui) .

Ontem, vencendo bravamente o frio que tem feito, fui ate a biblioteca pegar o livro que eu havia pedido para eles. Eu nao sabia que meu e-mail estava errado no sistema. Voces acreditam que eles tiveram a delicadeza de me mandar uma carta para avisar que meu livro ja estava la a minha espera? Fiquei boba! Aproveitei entao para tirar logo trocentas duvidas que eu tinha quanto sistema de pesquisa e agora que finalmente me acertei....uau....o acervo dos caras eh gigantesco!!!!!

Eu confesso que sempre tive uma atracao a mais por bibliotecas mas todas tinham um "porem". A da UFRJ, vamos combinar meus colegas da FND, que nao ha nem o que comentar. Para sobreviver a minha sede de biblioteca usei a biblioteca da PUC praticamente durante todos os cinco anos da faculdade e aquela, sinceramente, foi o que conheci de melhor em termos de biblioteca.

Ok, ok...tem a biblioteca nacional, a biblioteca portuguesa e tantas outras historicas no Rio, mas todas tem acervos muito antigos...nao tem coisa nova...e colocam muita dificuldade para retirar livros. Cheguei a visitar varias bibliotecas como da FGV e da Candido Mendes e ate da Estacio, que eh muito boa tambem, mas dai pega o fato de nao ser aluna, as burocracias, nao poder pegar livro...ou seja: nao era uma biblioteca que eu pudesse usufruir totalmente.

Agora eh diferente! A biblioteca daqui tem trocentos livros atuais! Livros que eu pensava em comprar e fui la dar uma olhada e ...nao eh q tem aqui? E de graca! E eu posso pegar! O motivo eh que o pessoal daqui parece super engajado com a biblioteca. A todo momento estao fazendo algum evento para promover alguma coisa, angariar fundos, promover doacoes...Para voces terem uma ideia, sabado retrasado teve um concurso de torta para o setor das criancas (e vou dizer...conseguiram em torno de USD 5000,00). A parte de livros infantis eh uma coisa! Eh assim que a biblioteca cresce: muito trabalho de voluntariado, muita doacao constante e envolvimento dos moradores da area.

A parte legal eh que o fato de eu ter a carteirinha da biblioteca da esquina me habilita a pegar livros em qualquer biblioteca de Madison, o que multiplica e muito as minhas possibilidades. Tem zilhoes de audio CDs para eu treinar a pronuncia do ingles, trocentos DVDs (nao preciso nem alugar, hehe) e CDs. isso sem contar os titulos dos livros em si. Tem todos os jornais e varias assinaturas de revistas (inclusive People para saciar meu lado futil de ser, hehe).

Se quiserem dar uma olhada na bibliteca e conferirem o acervo: http://www.mononalibrary.org/

Eu e o Marc decidimos nao colocar TV a cabo proque nos acabamos perdendo muito tempo. Ok, ok...voces vao dizer que tem muito canal interessante. Concordo, so que meu lado futil eh mais forte e acabo nao resistindo aos zilhoes de programas que nao me levam a lugar algum. Bem..mas nada eh decisivo....talvez eu ainda mude de ideia e o fato eh que com essa biblioteca eu nem tenho sentido tanta falta da TV a cabo.

Entao...pelos proximos bons meses (de bastante frio...brrrr) basicamente o esquema sera casa-biblioteca-casa.
Ah! E com tudo isso nem falei o que estou lendo agora : Encantadora de Bebes (Tracy Hogg). Eu estava loooouca atras dos livros dela e para minha surpresa este (o mais famoso) estava na biblioteca encapadinho me esperando, hehe. Ela eh oootima. Estou adorando! Aos poucos vou comentar aqui as dicas que ela da no livro. Pretendo ler todos (ou quase) os livros dela antes do baby nascer (tem quase todos na biblioteca). O outro eh "Escape from the deep": peguei o livro e o audiobook tambem, dai vou acompanhando a pronuncia.
Amanha tem batizado do Gerard (o sobrinho do Marc que nasceu prematuro em maio deste ano) e com certeza tirarei muitas fotos para colocar no album do picassa.

2 comments:

  1. Amiga, você falou da PUC, lá você conseguia alugar livros não sendo da faculdade??

    Pois é... também fui sofredora na dependência de livros nas bibliotecas da UFRJ. Consequencia disso, tirar xerox de R$ 0,06.

    E o valor dos livros por ai? Também é mais barato?
    Os livros didaticos que tenho estudado de direito não sai por menos de 100 reais!!

    Beijos e boa leitura!!!

    ReplyDelete
  2. Genial a ideia de pegar o livro e o áudio para ver a pronúncia!!
    Cláudia.

    ReplyDelete