Saturday, March 13, 2010

Green card : a saga

Finalmente sabado passado recebi meu green card. Eh!! Na verdade o processo do geen card em si nem deu demorou tanto, nos eh que demoramos a dar entrada. Porem...como nao poderia deixar de ser, nao faltaram algumas "emocoes" no caminho.

So para voces entenderem, para vir pra ca eu precisei dar entrada no pedido de visto de noiva. Sim, visto especifico para noiva. Depois que se consegue o visto tem que vir para os EUA em no maximo 6 meses e depois de estar aqui, casar em no maximo 90 dias. So que para conseguir esse bendito visto a imigracao exige uma serie de exames medicos. Exige todas as vacinas e mais um pouco, raio x de pulmao, exame ginecologico, exames de sangue e para finalizar, consulta com medico DELES.

Ok, fiz tudo certinho: os exames nas clinicas indicadas por eles e consulta com o medico deles. Ai cheguei aqui, dei entrada no processo de green card e no fim das contas recebi uma cartinha muito cara-de-pau solicitando que eu refizesse os exames medicos e vacinas, blablabla. Ou seja, eu teria que procurar novamente um medico deles aqui, pagar tudo de novo e um ligeiro porem: refazer os exames, tomar vacinas estando gravida.

Ai nao! O surreal eh que as meninas que estao aplicando para o green card agora tem recebido direto essa cartinha! E o mais surreal ainda eh que existe uma lei e mais uma norma administrativa que eles mesmos criaram dizendo justamente que nao ha necessidade de refazer os exames em solo americano se os exames ja foram feitos no pais de origem. Em geral as pessoas que recebem essa cartinha preferem refazer tudo para nao ter problema com a imigracao. So que po....o senso de justica (e o bolso, mais o tempo) falou mais alto: resolvi dar uma de advogada aqui na terrinha do Tio Sam e fiz uma pequena peticao provando que eles estavam errados, anexando as leizinhas.

O engracado foi quando pedi para o Marc corrigir a minha peticaozinha. Ele:

- Mas ai fazendo isso, da certo? Voce nao vai ter que fazer mais nada? Nada de exame? Pagar nada?
- Sei la...nunca vi ninguem tentar isso antes...Mas pela logica...

Rsrs...Mas po! Eu eh que nao vou aturar uma injustica dessa sem fazer nada! So que nisso vem o medo de o processo demorar mais e mais. E nao eh que para minha surpresa ate que foi rapido? Eles transferiram minha papelada para a central da imigracao na California e depois de um mes ja saiu a decisao (essa fase foi tensa). Mandaram fazer minha documentacao quase que imediatamente e no sabado passado recebi o green card sem nem sequer fazer a temida entrevista (pelo menos temida para mim...). Sabe aquela coisa de ter que provar que seu relacionamento eh verdadeiro? Tenso....

Mas o fato eh que fiquei toda feliz! Eh!!! Pelo menos o green card "nasceu" antes da Isabella!! rsrs

4 comments:

  1. É isso aí! Encosta os gringos na parede!

    ReplyDelete
  2. Ah, ah, eu tenhoo green card stories tb! Loong time ago! Feliz pascoa!

    ReplyDelete
  3. Querida, estamos com saudades, que bom que já está com seu Green card na mão, o que não falta são histórias... beijos, e que a Bel nasça bem e com saúde.

    ReplyDelete
  4. OI, estou na mesma situação ,fiz todos os exames no Brasil achando que estaria livre aqui. Eles tem essa regra no próprio site da imigraçao que nao precisamos repetir os exames .
    Como você fez ,me ajuda, por favor.

    ReplyDelete